Fortaleza, Quarta-feira, 17 Outubro 2018

Quinta, 14 Junho 2018 15:30

AL aprova projeto que favorece novas linhas aéreas internacionais no Estado

AL aprova projeto que favorece novas linhas aéreas internacionais no Estado foto : Dário Gabriel
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quinta-feira (14/06), projeto de lei do Poder Executivo tratando da autorização para a concessão de subvenção econômica, em valores que não podem superar R$ 20 milhões por ano ‒ em razão dos altos custos associados ‒, à criação de novas linhas aéreas internacionais no Ceará.

No projeto, de nº 55/18, o Governo do Estado avalia que a ampliação da malha aérea internacional terá efeito multiplicador considerável na economia cearense, prestando-se a aumentar a massa de turistas no Ceará, resultando no aumento de arrecadação de recursos públicos pela via da tributação.

A matéria recebeu três emendas, sendo duas de plenário. Emenda de autoria do deputado Heitor Férrer (SD) solicita que, realizado o repasse de recurso, o órgão repassador deverá encaminhar a documentação comprobatória à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) da Assembleia Legislativa.

Outra emenda, do deputado Dr. Santana (PT), subscrita pelo deputado Nestor Bezerra (Psol), solicita que pelo menos dois voos diários sejam destinados para o Aeroporto Regional do Cariri, entre os 50 voos internacionais com ligação nacional que o Ceará vai receber com a implantação do Centro Internacional de Conexões de Voos (HUB).

Por iniciativa do deputado Capitão Wagner (Pros), outra emenda estabelece que a Secretaria de Turismo do Estado envie semestralmente para a Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço da AL relatório quantitativo de fluxo de turistas estrangeiros que embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Ainda durante a sessão, foi aprovado o projeto de lei do Poder Executivo de nº 56/18, que trata do pagamento de dívida ao Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), oriunda da indenização dos profissionais do Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita-CE).

A propositura altera texto da Lei nº 16.463, de dezembro de 2017, cujo montante de recursos autorizados previstos não refletia a atualização das indenizações devidas aos profissionais do Provita que continuaram laborando durante o lapso temporal ocorrido entre o término da vigência de convênios, mesmo estando demitidos.

PROJETOS DE PARLAMENTARES

Também foram aprovados 12 de projetos de lei e cinco de indicação, de autoria de parlamentares da Casa, e um projeto de resolução da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O deputado Zezinho Albuquerque (PDT) é autor de dois projetos de lei. O 10/18  denomina de Salomão Mussoline Pinheiro Maia o trecho da CE-371 que liga Aracati a Itaiçaba, enquanto o 34/18 denomina oficialmente de Antônio Negreiros Bastos a Rodovia CE-173 no trecho entre o entroncamento da CE-240 (Riachão/Miraíma) e o entroncamento da CE-252/362 (Taperuaba/Sobral).

O projeto 58/18, do deputado Joaquim Noronha (PRP), institui o Dia Oficial do Kitesurf e do Kitesurfista no Estado do Ceará. Já o projeto 71/18, do deputado Walter Cavalcante (MDB), institui o evento religioso Aviva Fortaleza no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.

O 76/18, dos deputados Nestor Bezerra (Psol) e Roberto Mesquita (Pros), institui o Dia Estadual do Trabalhador da Construção Civil. O 89/18, do deputado Sérgio Aguiar (PDT), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará o Dia do Produtor Rural no Município de Palhano.

O 90/18, da deputada Mirian Sobreira (PDT), institui o Dia de Promoção da Segurança e da Saúde no Trabalho. O 247/17, da deputada Bethrose (PP), dispõe sobre a inclusão da Regata de São Pedro, no Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.

Recebeu aprovação ainda o projeto de lei 320/17, do deputado Ferreira Aragão (PDT), que institui a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Obesidade em todo o estado do Ceará. O 344/17, do deputado Agenor Neto (MDB), institui a celebração da Festa Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Cariús, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.

O 109/16, do deputado David Durand (PRB), institui a Semana Estadual de Valorização da Família Cristã no Calendário Oficial do Estado do Ceará. E o 200/16, do deputado Carlos Felipe (PCdoB), dispõe sobre o reúso da água proveniente de aparelhos de ar condicionado no Estado do Ceará.

Já os projetos de indicação aprovados foram o 04/17, do deputado Bruno Gonçalves (PATRI); o 07/17, do deputado Dr. Santana (PT); o 61/17, de autoria da deputada Rachel Marques (PT) e do deputado Osmar Baquit (PDT); o 90/17, da deputada Augusta Brito (PCdoB), e o 105/17, da deputada Aderlânia Noronha (SD).

Foi aprovado ainda o projeto de resolução nº 06/18, de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), concedendo licença de 120 dias ao deputado Bruno Gonçalves (PATRI), para tratar de interesse particular.

RG/WR/LF

Lido 699 vezes Última modificação em Terça, 19 Junho 2018 20:28

Eleições 2018

Como promover o resgate da cidadania de mais de 130 mil crianças brasileiras de até 10 anos que vivem sem registro de nascimento?

AL aprova projeto que favorece novas linhas aéreas internacionais no Estado - QR Code Friendly

29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos: