Fortaleza, Sexta-feira, 20 Outubro 2017

Pesquisar

Processo virtual


Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Culturais
Quarta, 18 Outubro 2017 14:51

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias da rádio FM Assembleia (96,7MHz) recebe, nesta terça-feira (17/10), a partir das 20h, o jornalista e crítico musical Jotabê Medeiros, autor da biografia “Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano”. Publicado pela editora Todavia, o livro narra a trajetória do músico cearense que morreu em abril deste ano.A publicação busca entender o músico Belchior por outras vias que não apenas a da obra. Para tanto, Jotabê revela se tratar de uma biografia:  "70% descritiva e 30% analítica e não tão extensa”. Sem fugir de nenhuma pergunta, Jotabê Medeiros rebateu as críticas e assegurou que para uma segunda edição, poderá fazer correções caso comprove esta necessidade.Participa também do programa a coordenadora executiva do projeto “Baú de Leituras”, Júlia Barros. Em 12 anos de atuação, o projeto entregou 364 baús, contendo 400 livros de literatura, para bibliotecas comunitárias do Ceará, totalizando mais de 145 mil livros distribuídos. Até dezembro deste ano, outros sete baús ainda devem ser doados.O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 11 Outubro 2017 14:28

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, da FM Assembleia (96,7MHz), desta terça-feira (10/10) celebra o Dia das Crianças em uma entrevista com a escritora mirim Sophia Bandeira, de 9 anos de idade. A autora, ao lado da mãe, a poetisa Milena Bandeira, e da ilustradora Nathália Pimentel, é responsável pela revista em quadrinhos “Todo dia é dia de Sophia”.A publicação independente será lançada no próximo dia 25 de outubro, no Passeio Público de Fortaleza, e traz histórias reais vividas em família, repletas de diálogos divertidos e espontâneos, que reproduzem ao máximo a voz da artista que vem conquistando o público através do canal dela no Youtube e também nas redes sociais.O trio participa desse programa especial dedicado à literatura produzida por e para as crianças e também revela os desafios da publicação independente, os mitos em torno da literatura infantil e dá dicas de como pode ser uma atividade divertida em família.O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado. Exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 04 Outubro 2017 11:11

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias recebe, nesta terça-feira (03/10), a escritora e ilustradora Rosinha, autora do livro “O mar de Cecília”, publicado pela editora do Brasil. A obra é uma homenagem, em forma de poema visual, à força criadora de Cecília Meireles, uma das mais importantes poetisas brasileiras. O livro traz estrofes curtas com referências da poetisa, acompanhadas de ilustrações em grafite e lápis de cor sobre o papel. Rosinha nasceu em Recife. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco, mas, depois de se apaixonar pela literatura para crianças e jovens, fechou o escritório e passou a se dedicar à ilustração. Iniciou-se na arte em 1992. Fez cursos de desenho e pintura, além de literatura infantil. Em 1994, lançou seu primeiro livro, "Som Coração". Desde então, procurou pretextos para caminhar entre imagens e palavras. Em destaque, a coleção "Palavra Rimada com Imagem", que ganhou várias premiações da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij), prêmio Açorianos e o prêmio Jabuti. O Autores e Ideias  tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 27 Setembro 2017 12:43

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias recebe, nesta terça-feira (26/09), às 20h, o escritor Antônio Teixeira Benevides Neto, autor do livro “Mel e Fel”.A obra é uma autobiografia e narra sem pudor ou receios a trajetória de vida do autor. Durante 20 anos, ele assumiu a identidade feminina e, agora, voltou a se identificar com o gênero masculino.Além da transexualidade, o livro narra também os conflitos da vida de uma travesti ‒ como drogas, prostituição e relações abusivas. Antônio Teixeira é o convidado do projeto Bazar das Letras, do Sesc Centro, e vai se apresentar no próximo dia 18 de outubro, às 18h, com mediação da jornalista Lílian Martins.O Autores e Ideias  tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quinta, 21 Setembro 2017 07:13

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (19/09), recebe  o poeta Dideus Sales, autor do livro “Audifax Rios: sonhos, cores e palavras”, publicado pela Expressão Gráfica Editora.A obra é o resultado de mais de 30 anos de convivência com o escritor, artista plástico e ilustrador Audifax Rios, morto em abril do ano passado, aos 69 anos, vítima de um infarto e a quem o livro faz uma homenagem póstuma.Natural de Independência, a 309 km de Fortaleza, Dideus Sales é formado em Letras pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) e ministra palestras e oficinas sobre cultura popular.Radialista e escritor, ele já publicou cerca de 20 livros com poesias e causos do Interior, além de ter lançado quatro discos, incluindo parcerias com os artistas Acauã e Moreira de Acopiara. Participa também da atração a curadora do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte, Adriane Garcia. O Autores e Ideias tem  produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quinta, 14 Setembro 2017 12:34

Culturais

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (12/09) traz detalhes do lançamento do livro “Sonhos e as Pedras no Caminho”, do rapper Felipe Rima.A obra é publicada pela Editora CENE e traz os detalhes da trajetória de vida desse jovem artista da periferia de Fortaleza. No programa, Felipe Rima conta como a arte o tirou dos trilhos do tráfico e o fez, hoje, vender mais de 10 mil cópias de mão em mão do seu CD independente, “Entre o Batuque do Coração e a Poesia da Vitória”.O disco permitiu ao artista visitar mais de 100 cidades do Ceará, 10 estados do Brasil e outros dois países, além de se tornar inspiração para mais de 100 mil pessoas que acompanharam os shows e palestras musicadas dele. O Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 06 Setembro 2017 13:45

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (05/09) recebe Dora Freitas, uma das autoras do “Livro dos Mestres – O Legado dos Mestres: Cultura e Tradição Popular no Ceará”, escrito em parceria com Sílvia Furtado.A obra objetiva resguardar e apoiar os detentores do saber cultural popular tradicional.  A publicação reúne perfis ilustrados dos 79 Mestres da Cultura, nomeados pelo edital “Tesouros Vivos da Cultura”, do estado do Ceará.São mais de 500 páginas em um extenso projeto de pesquisa, ricamente ilustrado pelas fotografias de Jarbas Oliveira. O material foi publicado pela Fundação Waldemar Alcântara e com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 30 Agosto 2017 13:00

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias recebe nesta terça-feira (29/08), o escritor Rewbenio Frota. Ele fala sobre o lançamento do livro: “Que Peça eu quero ser?”, publicado pela editora Expresso Poema.  A obra reúne as experiências de Rewbenio Frota como pai, enxadrista e criador do Blog “Lances Quase Inocentes”, utilizado para atrair as crianças para o universo do xadrez.O livro traduz de maneira lúdica e poética a "promoção da peça de xadrez  peão", ao mesmo tempo em que conduz o leitor a um questionamento sobre a vida e suas possibilidades de escolha. O livro mostra como se movimentam as peças no jogo de xadrez, através de um diálogo imaginário entre o Peão e o Rei. A obra é ilustrada pelo artista visual Rafael Limaverde. O programa Autores e Ideias Produzido e apresentado por Lilian Martins e exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 23 Agosto 2017 07:09

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (22/08), destaca  o livro de poemas “O Silêncio do Possível”, do escritor e músico Alan Mendonça.Publicada pela editora independente Radiadora, a obra, que conta com prefácio do escritor e professor de literatura Léo Mackellene, reúne poemas sobre a memória, a infância, o ofício com a palavra e o mistério do indizível.A escritora Fabiana Guimarães também participa do programa desta semana. Ela foi homenageada na Câmara Municipal de Eusébio com a Lei Fabiana Guimarães, que instituiu o dia sete de maio ‒ data de seu aniversário de nascimento ‒ como o Dia Municipal do Escritor. Ela fala da importância de celebrar a data e também sobre o papel da mulher na literatura. Com produção e apresentação de Lilian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 09 Agosto 2017 14:53

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias apresenta, nesta terça-feira (08/08), às 20h, uma entrevista com o escritor Léo Prudêncio. Ele vai apresentar seu livro de poemas intitulado “Girassóis Maduros".Com orelha da poetisa cearense Ayla Andrade, a obra reúne a forma poética japonesa haicai e traz na paisagem goianiense a inspiração para tratar dos sentimentos de exílio, saudade e esperança. Publicado pela editora independente Moinhos, o livro está disponível também no formato ebook.Antes de se mudar para Goiânia (GO), onde mora atualmente, o paulistano Léo Prudêncio morou por mais de 20 anos no Ceará. Ele tem na bagagem dois livros de poesia publicados: "Baladas para violão de cinco cordas" e "Aquarelas". Com produção e apresentação de Lílian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 14

Recadastramento

Portal do Servidor

Comitê / Frente

Enquete

Vale a pena manter o horário de verão no Brasil?


 

  29ª Legislatura - Assembléia Legislativa do Ceará                                                                                    Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500