Fortaleza, Sábado, 21 Julho 2018

Pesquisar

Processo Virtual


Legislação

Publicações

Eventos e Destaques


Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Culturais
Quarta, 11 Julho 2018 12:24

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias,  desta terça-feira (10/07), recebe a dupla de escritores Yunare Marinho e Marcos Mendes. Os convidados vão falar sobre o livro “Desenvolvendo Organizações - uma abordagem transpessoal”, publicado pela editora Umehara. A obra, lançada no dia 26 de junho na Federação das Indústrias no Estado do Ceará (Fiec), questiona os motivos de tantas pessoas, dentro das organizações, se sentirem desanimadas e temerosas pelo futuro. O livro aborda ainda como manter a motivação tem sido um dos grandes desafios das instituições no tecnológico século XXI. Yunare Marinho, natural de Campina Grande (PB), é graduado em Engenharia Mecânica, com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Psicologia Transpessoal. É Gerente de Processos Industriais no Grupo M. Dias Branco. Já Marcos Mendes, nascido em Campinas (SP), é graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, com pós-graduação em Psicologia Transpessoal. Atua como consultor organizacional em empresas de todo o país. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. Com produção e apresentação de Lílian Martins, Autores e Ideias vai ao ar às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, a partir das 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 04 Julho 2018 13:26

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (03/07) recebe, a escritora e doutora em Linguística Aplicada Tânia Dourado. A convidada vai falar sobre o livro “Um Vestido para Tutti”, de autoria dela, publicado pela Premius Editora. A obra foi lançada em abril deste ano na livraria Leitura, no shopping RioMar Fortaleza. Por meio da moda, o livro de Tânia Dourado fala sobre empoderar crianças e fortalecer suas identidades étnicas e culturais. É uma obra sobre a representatividade social da criança e o espaço da negritude na literatura infantil. Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. Com produção e apresentação de Lílian Martins, Autores e Ideias vai ao ar às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, a partir das 23h.
Quarta, 27 Junho 2018 12:29

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (26/06), às 20h, recebe o poeta, jornalista e produtor cultural José Inácio Vieira de Melo. O convidado vai falar sobre o seu mais novo livro “Entre a Estrada e a Estrela”, que foi lançado  em 2017. A obra de poemas,  publicada pela Mórula editorial, é o 8º livro do escritor e celebra os seus 50 anos de vida e ainda presta uma homenagem ao poeta cearense Gerardo Melo Mourão. A publicação traz uma temáticaexistencialista sem perder elementos característicos da poética do autor alagoano como o sertão e o erotismo. O Autores tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 20 Junho 2018 13:15

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (19/06), recebe a escritora Angélica Sampaio e o ator Jonas Bloch. Com 20 anos de atividades literárias, a escritora Angélica Sampaio celebra duas décadas dedicadas à literatura no Autores e Ideias, fazendo também uma análise das suas produções dedicadas ao público infantil e infantojuvenil. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Angélica ocupa, desde 2014, a 6ª cadeira da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (Amlef), tendo como patronesse a escritora Rachel de Queiroz. Outro destaque do programa é o ator mineiro Jonas Bloch. O artista esteve em Fortaleza, cumprindo temporada na Caixa Cultural, com o espetáculo “O delírio do verbo”, inspirado nos poemas do escritor Manoel de Barros, falecido em 2014. O processo de criação do espetáculo e a escolha dos poemas que compõem a montagem teatral são alguns dos temas revelados pelo ator durante a entrevista. Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura.  Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 13 Junho 2018 12:13

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (12/06), recebe a escritora Cláudia Carvalho. A convidada vai falar sobre seu mais novo livro, “O Poder das Lagartixas”, que será lançado no dia 21 de junho, às 18h30, na Livraria Cultura, em Fortaleza.  A obra é um romancehistórico que se passa nos dias atuais e também nas décadas de 1920 e 1930, no interior do Ceará, mais especificamente em Quixadá, cidade que dialoga com as personagens da obra de diversas formas e com vários significados, a fim de demonstrar a força da mulher brasileira. Participa do lançamento a jornalista Lílian Martins, com um time de mulheres, para um bate-papo sobre o protagonismo feminino ontem e hoje. O programa também traz a diretora da Editora IMEPH, Lucinda Azevedo, que dirige o projeto Nas Ondas da Leitura. Ela vai explicar como funciona a iniciativa de incentivo à leitura para estudantes da rede pública de ensino. Com produção e apresentação de Lílian Martins, o programa Autores e Ideias vai ao ar às terças-feiras, com reprise aos sábados, a partir das 20h.

Vídeo relacionado

Quarta, 06 Junho 2018 14:15

Autores e Ideias

O livro “Breves Anotações de um Andarilho”, do poeta e cordelista Marcos Mairton, é tema do programa Autores e Ideias desta terça-feira (29/05), às 20h. A obra, lançada no dia 17 de maio, na livraria Benfica, em Fortaleza,  é composta por textos curtos, ou microcontos, tem a ilustração de Valdério Costa e foi publicada pela editora Imeph. O escritor Marcos Mairton, natural  de Fortaleza, também é juiz federal e já publicou vários livros, entre eles “O Quilombo do Encantado”, “Um Sapo Dentro de um Saco” e “Uma Aventura na Amazônia. Outro entrevistado do programa é o poeta, editor e responsável pela Biblioteca Comunitária Livro Livres, do bairro Curió, Talles Azigon. O convidado vai falar sobre a história da Biblioteca Comunitária montada com a ajuda de amigos. Cerca de 100 pessoas estão envolvidas no projeto. Atualmente, o acervo reúne cerca de dois mil livros variados. O Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins e vai ao ar às terças-feiras, 20h, com reprise aos sábados, a partir das 20h.

Vídeo relacionado

Quarta, 30 Maio 2018 12:25

Autores e Ideias

O livro “FM Assembleia 96,7 – 10 anos Com Você no Centro das Discussões”, da jornalista Fátima Abreu, é destaque no programa Autores e Ideias desta terça-feira (29/05), na rádio FM Assembleia (96,7 MHz).A obra retrata a trajetória de 10 anos da primeira emissora de rádio de um Poder Legislativo estadual no País. A partir da apresentação de um histórico da rádio, o livro fala do pioneirismo da Assembleia do Ceará ao inaugurar a FM Assembleia e da relevância das mídias para dar maior transparência à atuação do Poder.Fátima Abreu ressalta a importância de contar a história das emissoras de rádio, seus fundadores e personalidades como forma de difundir essas trajetórias para a sociedade. Para ela, o livro pode se tornar uma importante fonte para ampliar o entendimento sobre a emissora e seu trabalho.A obra “FM Assembleia 96,7 – 10 anos Com Você no Centro das Discussões” será lançada nesta quarta-feira (30/05), às 18h30, no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. Produzido e apresentado por Lilian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.  

Vídeo relacionado

Quarta, 23 Maio 2018 12:37

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (22/05) recebe os escritores Francisco Wellington Rodrigues e Marcos Paulo Torres. Os convidados vão falar sobre o livro “60 Anos Grande Sertão: Veredas”, organizado pelos professores Yurgel Pantoja Caldas e Regina Lúcia Silva Nascimento, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A obra foi lançada no dia 11 de maio, no Theatro José Alencar (TJA). A publicação é fruto de evento realizado na UNIFAP em outubro de 2016,no qual se debateu a permanência e a atualidade da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa,na formação da identidade brasileira.          São 17 estudos que compõem o livro, tendo sido alguns de seus artigos e ensaios apresentados no lançamento. Outros somaram-se à obra oriundos de pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas, na Universidade Federal do Amapá, na Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Fortaleza. Os textos analisam  questões filosóficas, sociais, narrativas e míticas, além das temáticas da tradição, memória e residualidade cultural e literária, a constituição espacial e temporal, as representações de gênero, a manifestação do discurso e os entornos da editoração da obra.  Francisco Wellington Rodrigues é doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisas Pós-Coloniais (NePC) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Já Marcos Paulo Torres atua como professor assistente de Literaturas em Língua Portuguesa pela UNIFAP e pesquisador nas áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa do Núcleo de Pesquisas em Estudos Literários (NUPEL) e do Núcleo de Pesquisas Pós-Coloniais (NePC), ambos da UNIFAP. O programa Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins e vai ao ar às terças-feiras, 20h, com reprise aos sábados, a partir das 20h.

Vídeo relacionado

Quarta, 16 Maio 2018 11:57

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (15/05), recebe o escritor Plínio Camilo e a atriz Maria Vitória.Autor do livro "Outras vozes: contos sobre o negro escravizado no Brasil", o paulista Plínio Camilo vai conversar com a apresentadora Lilian Martins sobre a representatividade da população negra nas artes, em especial, na literatura.Já a atriz, diretora e dramaturga Maria Vitória vai falar sobre o espetáculo "Duplicité", em cartaz às sextas-feiras, às 20h, durante todo mês de maio, noTeatro Dragão do Mar. A peça faz uma homenagem às mulheres escritoras e é inspirada na literatura de Clarice Lispector.Nesta temporada do espetáculo, são homenageadas as escritoras Alessandra J.J, Ayla Andrade e Branca Sobreira, do blog leituras da Bel, da jornalista Isabel Costa; Lilian Martins, além de outras escritoras de blogs.  Com produção e apresentação de Lilian Martins,  o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, às 20h. Reprise às sextas-feiras, a partir das 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 09 Maio 2018 12:19

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (08/05),  recebe as escritoras Eudismar Mendes e Lucirene Façanha. As convidadas vão falar sobre o livro “Faz-se dezembro em nós”, que foi lançado no último sábado (05/05), na Casa Juvenal Galeno, em Fortaleza. A obra, publicada pela Associação Cearense dos Escritores (ACE), também tem autoria de Eugênia Carra´h, Nice Arruda e Núbia Brilhante. A publicação apresenta uma viagem por todos os espaços físicos e a diferentes épocas. As cinco autoras expõem suas experiências em temas marcantes, como a liberdade, o otimismo, a missão de ser mãe e pai. Ao narrarem os temas, as escritoras falam sobre como superar cada problema, através dos valores de amizade, família e fé. O programa Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins e vai ao ar às terças-feiras, 20h, com reprise aos sábados a partir das 20h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 17

Portal do Servidor

Eleições 2018

Enquete

Você acha que o período de férias de julho tem impacto positivo na economia cearense?

Culturais - QR Code Friendly


 

  29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500