Fortaleza, Quarta-feira, 23 Agosto 2017

Pesquisar

Processo virtual


Projetos

Publicações

Eventos e Destaques

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Culturais
Quarta, 09 Agosto 2017 14:53

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias apresenta, nesta terça-feira (08/08), às 20h, uma entrevista com o escritor Léo Prudêncio. Ele vai apresentar seu livro de poemas intitulado “Girassóis Maduros".Com orelha da poetisa cearense Ayla Andrade, a obra reúne a forma poética japonesa haicai e traz na paisagem goianiense a inspiração para tratar dos sentimentos de exílio, saudade e esperança. Publicado pela editora independente Moinhos, o livro está disponível também no formato ebook.Antes de se mudar para Goiânia (GO), onde mora atualmente, o paulistano Léo Prudêncio morou por mais de 20 anos no Ceará. Ele tem na bagagem dois livros de poesia publicados: "Baladas para violão de cinco cordas" e "Aquarelas". Com produção e apresentação de Lílian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 02 Agosto 2017 11:39

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias apresenta, nesta terça-feira (01/08) a nova experiência editorial do mercado cearense, a Expresso Poema, e entrevista a idealizadora da editora, a escritora Katiusha de Moraes. A Expresso Poema surgiu inspirada nos livros de arte da Taschen Books, no vanguardismo da Escola de Bauhaus, e na ideia do livro-objeto de Lygia Clark. O diferencial da editora está em assessorar o escritor em todas as etapas da cadeia produtiva do livro, desde a definição do conceito até o lançamento, comercialização e divulgação. Autores e Ideias é produzido e apresentado por Lílian Martins, e vai ao ar às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 19 Julho 2017 10:42

Autores e Ideias

A ética e o engajamento político sob a ótica do escritor e filósofo Albert Camus é destaque do programa Autores e Ideias desta terça-feira (18). O tema será apresentado pelo filósofo e pesquisador Leandson Sampaio, autor do livro: "Ética, Engajamento e Responsabilidade em Albert Camus", publicado pelas Edições Uece. O livro convida à reflexão sobre as mudanças atuais no País e o papel da ética em uma sociedade cada vez mais corrompida. A obra é resultado da sua dissertação de mestrado na Universidade Federal do Ceará, sob orientação do professor Emanuel Germano, Doutor em Filosofia pela Universidade de Nice-França, e quem assina o prefácio do livro. O programa Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, com exibição toda terça, às 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 12 Julho 2017 12:41

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias recebe, nesta terça (11/07) a professora do Centro de Estudos  Latinoamericanos sobre Cultura e Comunicação e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, Roseane Borges. A pesquisadora irá falar sobre o lançamento do livro “Mulheres, Cultura e Política” da ativista política Angela Davis publicado pela editora Boitempo.A obra chega às livrarias de todo país, neste mês de julho, reunindo uma compilação dos discursos e artigos da ativista em língua portuguesa. Ícone do movimento feminista e da luta pelos direitos civis, Angela Davis trata, nesta obra, das mudanças políticas e sociais pelas quais o mundo passou nas últimas décadas em relação à igualdade racial, sexual, econômica e cultural.O programa, desta noite, traz ainda entrevista com Alexandre Grego sobre os detalhes da I edição da Fresta Literária que tem como objetivo descentralizar a política cultural do seu falso patamar de erudição e propor um diálogo mais horizontal entre a palavra e a sua relação com a cidade. O palco deste encontro será no Lions Bar, na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza, nos próximos dias 21 e 22 de julho.O programa Autores e Ideias é produzido e apresentado de Lílian Martins, e exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 05 Julho 2017 11:07

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (04/07), recebe o poeta, escritor e professor de Literatura, Roderic Szasz. O escritor vai falar sobre o seu primeiro livro solo "Máximas roderiquianas", lançado no dia 20 de junho, na Casa de Juvenal Galeno. A obra publicada pela editora Karuá contém 200 aforismos, que são estas máximas, frases curtas e de impacto sobre o mais diversos temas. A publicação conta com prefácio do vocalista da Banda Biquini Cavadão, o músico Bruno Gouveia.O programa desta noite apresenta também os detalhes do show cena musical "Invocado", da Banda Dona Zefinha com a  participação do músico Evaldo  Gouveia, com o repertório do livro-CD "Invocado- Um Jeito Brasileiro de Ser Musical", do jornalista e escritor Flávio Paiva, que foi publicado pela editora Armazém Cultura.Segundo a produtora e apresentadora do Autores e Ideias, Lílian Martins e vai ao ar às terças-feiras, a partir das 20h. A reprise acontece às sextas-feiras, às 23h. 

Vídeo relacionado

Quarta, 28 Junho 2017 14:01

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias da FM Assembleia (96,7MHz) recebe, nesta terça-feira (27/06), a partir das 20h, a escritora Anna K Lima. A autora fala sobre “Claviculário”, o primeiro livro de contos dela.Publicada pelo Carolina: Fundo de Apoio a Escritoras e Publicações em parceria com a Editora Substânsia, a obra reúne, em nove capítulos, contos e minicontos em prosa poética escritos ao longo de uma década. O livro conta ainda com apresentação da professora e biógrafa Teresa Monteiro e capa e ilustrações da artista Jéssica Gabrielle Lima.Outro destaque do programa é o dramaturgo e escritor Luciano Pontes, diretor do espetáculo teatral infantil “Seu Rei Mandou”. A peça entra em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza, nos dias 1º e 2 de julho.Produzido pela Casa Mecane e criado pela Cia Meias Palavras, ambas de Recife, o espetáculo é inspirado em livro homônimo de contos, escrito e também ilustrado por Luciano Pontes.Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado, que apresenta entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 21 Junho 2017 11:17

Autores e Ideias

Nesta Terça-feira (20/06), o Programa Autores e Ideias recebe a escritora Laudecy Ferreira de Carvalho, autora do livro: "Amigo ambiental, uma questão legal", publicado pela Premius Editora. Participam também da atração a coordenadora do Festival Lamparinas de Histórias, Júlia Barros e o diretor geral do espetáculo "Nascente e Foz", Emílio de Mello. Com produção e apresentação de Lílian Martins, o programa é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 14 Junho 2017 10:57

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (13/06) apresenta, na semana que se comemora o Dia dos Namorados, o livro "Quase Que-Cem Poemas e suas Possibilidades Afetivas", do escritor Gylmar Chaves.  A obra foi lançada na última quarta-feira (07/06), no Ideal Clube, em Fortaleza. Publicado em Portugal e distribuído no Brasil pela Chiado Editora, o livro reúne cem poemas e suas possibilidades afetivas. Trata do amor, suas afinidades, empatias, desapegos e contradições. Gylmar Chaves, que estará no programa para falar sobre a obra, é um poeta pesquisador, tanto dos traços e sentimentos diversos das gentes diversas desse País, como pesquisador assíduo de livros e publicações. O escritor já realizou investigações minuciosas sobre personalidades importantes de nossa história - como a icônica revolucionária pernambucana radicada no Ceará, Bárbara de Alencar.  Atualmente Gylmar está mais dedicado à história e às concepções do amor. No quadro Memória Literária, a apresentadora Lílian Martins vai falar sobre a Escola Romântica Cearense. Ela vai narrar um pouco sobre como foi o romantismo no Ceará. Com produção e apresentação de Lílian Martins, o Autores e Ideias vai ao ar às terças-feiras, 20h. A reprise acontece às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 07 Junho 2017 13:05

Autores e Ideias

O programa  Autores e Ideias, desta terça-feira (06/05), apresenta homenagem aos 150 anos de Adolfo Caminha (1867-1897). Para falar do tema, a participação do jornalista e escritor Luís Dil, que vai falar sobre o seu romance juvenil "Por trás das chamas", publicado pela  Editora do Brasil; sua trajetória na literatura; os desafios de escrever para o público infantojuvenil, além de revelar os escritores cearenses da sua estante. O escritor é formado em Jornalismo pela PUC-RS. Atualmente, é produtor executivo da rádio FM Cultura, na capital gaúcha, onde reside. Como escritor, estreou em 1990. Possui 50 livros publicados, além de participações em diversas coletâneas. Também é colaborador de jornais e de revistas. Já foi finalista de prêmios literários, e alguns de seus títulos receberam o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ.  Com produção e apresentação de Lílian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 31 Maio 2017 09:31

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias recebe, nesta terça-feira (30/05) o professor de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e cordelista, Artur Pinheiro. O convidado fala sobre o lançamento do livro “História do Ceará em Cordel”, de sua autoria, publicado pela editora Bagagem.  A obra traz um recorte dos principais fatos históricos cearenses por meio da poesia popular em verso, a literatura de cordel. O fundador do Instituto DimiCuida, Demétrio Jereissate, também participa do programa para contar sobre o livro “Tem Perigo no Ar”, editado em parceria com a entidade que alerta crianças e adultos sobre o perigo de brincadeiras que envolvem a respiração.   Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 14

Recadastramento

Portal do Servidor

Comitê / Frente

Enquete

A ultrapassagem do sinal vermelho após as 22h deve ser penalizada com multa?


 

  29ª Legislatura - Assembléia Legislativa do Ceará                                                                                    Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500