Fortaleza, Quarta-feira, 21 Novembro 2018

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Culturais
Quarta, 21 Novembro 2018 12:33

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias recebe, nesta terça-feira (20/11) o escritor Davi Melo, autor do livro "Inverno em Saturno – a gravidade que é a poesia". Publicado pela Cene Editora, a obra marca a estreia na literatura do jovem autor cearense, que possui mais de 43 mil seguidores nas redes sociais. O livro traz micropoemas, poemas em verso livre e textos em prosa poética, tendo como pano de fundo a perda e o amor não correspondido. As ilustrações são do artista visual Diego Barros. O programa conta também com a participação de Ana Teixeira, diretora do espetáculo “Os Cadernos de Kindzu”, do grupo carioca Amok Teatro, em cartaz até domingo (25/11), na Caixa Cultural Fortaleza. A peça é inspirada no romance “Terra Sonâmbula”, do escritor moçambicano Mia Couto. A montagem retrata a realidade dos refugiados na África pós-colonial. A temporada de estreia no Rio de Janeiro rendeu ao espetáculo 15 indicações a prêmios nacionais, como Shell, Cesgranrio, Botequim Cultural, APTR e Aplauso Brasil. “Terra Sonâmbula” ganhou o Prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos (1995) e foi considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbábue. No Brasil, foi reeditado pela Companhia das Letras. Outro convidado do Autores e Ideias é Wallam Braz, um dos organizadores do Encontro "Mar de Leituras: Nas Ondas das Bibliotecas Comunitárias", promovido pela Rede Jangada Literária. A programação acontece até sexta-feira (23/11), na Associação Cearense de Imprensa, Centro Cultural Banco do Nordeste, Cine São Luiz e Museu do Ceará. Tem ainda o lançamento da 3ª edição, anotada, revista e ampliada, do livro “O Outro Nordeste”, de Djacir Menezes. A publicação é uma parceria entre o Instituto do Ceará e a Fundação Waldemar e celebra os 80 anos da primeira edição, publicada em 1937 pela Livraria José Olympio Editora, no Rio de Janeiro. Com produção e apresentação de Lilian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 14 Novembro 2018 13:55

Autores e Ideias

O escritor cearense Ricardo Kelmer, autor do livro "Pensão das Crônicas Dadivosas", é o convidado do programa Autores e Ideias, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), nesta terça-feira (13/11). Publicado pela editora Escrituras, o livro reúne sessenta crônicas, escritas entre 2007 e 2017, em seleção feita pelo próprio autor. Na obra, Kelmer exercita seu ofício de cronista das coisas do mundo, ora com seu humor debochado, ora com sobriedade e apreensão, para comentar arte, literatura, comportamento, sexo, política, religião, ateísmo, futebol, gatos e o feminino, essa grande paixão do autor, presente em boa parte dessa obra. As ilustrações são de Ana Costalima, Beatris Leite, Denis Akel, Elinaudo Barbosa, Fernando Vasqs, Glauco Sobreira, Mychel Távora, Raisa Christina, Raymundo Netto e Rogério Bessa. Ricardo Kelmer nasceu em Fortaleza, em 1964. Cursou Letras e Comunicação Social, atuou em rádio e foi redator de publicidade. Integrou ainda as bandas Os The Breg Brothers e Intocáveis Putz Band. A estreia na literatura aconteceu em 1995. De lá para cá, lançou vários livros, entre romances, contos, crônicas e poesia. Apresenta-se em bares e teatros com shows músico-literários e é produtor dos projetos Bordel Poesia e Letra de Bar. Também é roteirista e letrista musical. O lançamento do livro, em Fortaleza, será nesta quarta-feira (14/11), às 17h, no Centro Cultural Bom Jardim, com participação do músico Ricardo Barsotelli e, em seguida, a partir das 19h, no Bar Serpentina e Cultura, com música ao vivo com Kildare e Fefé da Viola. Com produção e apresentação de Lilian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 07 Novembro 2018 12:20

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias  recebe, na edição desta terça-feira (06/11), a escritora Inez Figueredo. A convidada vai falar sobre o livro “Há um Deus na minha casa dos sonhos”, o mais recente trabalho dela, publicado pela editora portuguesa Chiado. Conforme a produtora e apresentadora da atração, Lílian Martins, a obra premiada pela União Brasileira dos escritores é o primeiro romance da autora cearense  e envolve "uma trama que foge às regras do gênero em uma escrita que mistura prosa e poesia”. O livro tem ilustrações de Geraldo Jesuíno e apresentação de Carlos Augusto Viana. O lançamento, em Fortaleza, será no próximo dia 12 de novembro, às 19h30, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor). Inez Figueredo é poeta, contista e cronista, com trabalhos publicados em várias revistas e antologias. Recebeu também o Prêmio Ideal Clube de Literatura (Crônica, 1999 e Poesia, 2004) e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Conto, 1993). É membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste e Associação Brasileira de Bibliófilos. A escritora é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1968), pós-graduada em Ciências Jurídicas e especializada em Direito Romano na Universitá di Roma (1976/1979). Autores e Ideias é produzido e apresentado por Líliam Martins e exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 17 Outubro 2018 12:46

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, recebe, nesta terça-feira (16/10), a escritora Iris Cavalcante, autora do livro “Ventos do Oitavo Andar”, publicado pela Premius Editora, finalista do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Poesia. A obra mescla a estrutura parnasiana com a modernista e, assim, reúne poemas de viagens, sonetos e versos livres, abordando temas cotidianos, ao mesmo tempo que retrata aspectos comuns do Nordeste. O Prêmio Jabuti é considerado o mais tradicionalprêmio literário do Brasil. Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro, quando presidia a Câmara Brasileira do Livro. Este ano, dois cearenses estão na disputa: Mailson Furtado Viana e Iris Cavalcante. Ambos concorrem na categoria Poesia. Também participam da atração a coreógrafa e bailarina Clarice Lima,  diretora do espetáculo infantil “Iracema”, inspirado no romance homônimo, de José de Alencar. O espetáculo apresenta solo da bailarina Rosa Primo e  integra a programação da VI Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par. O evento acontece de 19 a 26 de outubro, em Fortaleza, Trairi, Itapipoca, Pacatuba e Paracuru. O programa Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 10 Outubro 2018 14:12

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebe nesta terça-feira (09/10), o escritor cearense Mailson Furtado Viana, autor do livro independente “À Cidade”, finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia.O livro instiga o leitor à pesquisa para conhecer e buscar termos ou citações sobre o ambiente da obra que tem como cenário o sertão Norte do Ceará, entre o litoral extremo-oeste, a serra da Ibiapaba, a Meruoca e as matas. Esses territórios são explorados pelo jovem poeta cearense que é também dramaturgo, produtor cultural e cirurgião-dentista.No livro “À Cidade”, Mailson Furtado Viana apresenta uma faceta do que é ser cearense, tanto no Interior como na cidade, e  constrói sua poesia através de elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos, físicos, folcloristas e genealógicos.O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a Câmara Brasileira do Livro.Este ano, além de Mailson Furtado, outro cearense concorre ao prêmio na categoria “poesia”: a escritora Íris Cavalcante.Com produção e apresentação de Lílian Martins, Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 03 Outubro 2018 14:28

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebe, nesta terça-feira (02/10), às 20h, a jornalista e escritora Luiza Helena Amorim, autora da biografia: “Ubiratan Aguiar nas sendas do tempo”, publicada pela Premius Editora.A biografia narra os episódios da vida do político e atual presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Aguiar também foi vereador de Fortaleza e deputado estadual por duas legislaturas. Ele ocupou ainda o cargo de Secretário de Educação do Ceará, no período de 1983 a 1985.No ano seguinte, o político foi eleito deputado federal constituinte. Permaneceu na Câmara Federal até 2001. Posteriormente, assumiu o posto de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Em 2010, tornou-se presidente do órgão.Com produção e apresentação de Lílian Martins, o Autores e Ideias é um programa dedicado à literatura, exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 26 Setembro 2018 11:21

Autores e Ideias

O escritor Antônio Lacarne, autor do livro “Exercícios de Fixação”, publicado pela editora A. R. Publisher, é o convidado do programa Autores e Ideias, desta terça-feira (25/09). "A obra reúne 17 contos bem diferentes entre si, que traduzem sentidos, sublinham fraquezas, desejos e pecados", adianta a produtora e apresentadora da atração, Lílian Martins. Ela informa que esse é o primeiro livro de contos na carreira do jovem autor cearense, que vem sendo celebrado pelo público. Antônio Lacarne é autor também de “Elefante-Rei: Poemas B” (CBJE, 2009), “Salão Chinês” (Patuá, 2014), “Todos os poemas são loucos” (Gueto Editorial, 2017) e Exercícios de fixação” (A. R. Publisher, 2018). Também participou das antologias “ A polêmica vida do amor” (Oito e meio, 2011), “A nossos pés” (7Letras, 2017), “Golpe: antologia-manifesto” (Nosotros Editorial, 2017) e “Rotatórias” (Sem Título Arte, 2018). O programa traz ainda detalhes do II Encontro de Estudos Clariceanos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com o tema “Entre o Histórico e o Ficcional: Sopros de Vida”, o evento será realizado entre os dias sete e 9 de novembro deste ano, no Centro de Humanidades da UFC, Benfica. Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, apresentado às terças-feiras, às 20h, com reprise nas sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 19 Setembro 2018 12:18

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias,  desta terça-feira, às 20h, recebe com o historiador, poeta e pesquisador Dércio Braúna, autor do livro “Sociedade dos Poetas Vivos”, publicado pela editora Radiadora. A obra reúne ensaios a respeito da poesia de sete escritores cearenses contemporâneos. A proposta é apresentar ao leitor uma mostra da poesia cearense que está sendo realizada no Estado e contribuir para o fomento e a divulgação dos autores cearenses. O lançamento da obra está previsto para acontecer em Fortaleza, durante a III Festa Literária da Associação Cearense de Escritores (Fliace) no mês de novembro. O livro também será lançado em Limoeiro do Norte, durante a Semana de Letras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), também no mesmo mês. O programa traz ainda informações sobre o II Encontro de Estudos Clariceanos da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro será realizado de 7 a 9 de novembro, no Centro de Humanidades da UFC, no bairro Benfica. O tema será "Entre o histórico e o ficcional: sopros de vida".  Com produção e apresentação de Lilian Martins, o programa Autores e Ideias, dedicado aos livros e à literatura, tem exibição às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 12 Setembro 2018 11:59

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (11/09), entrevista a diretora da Ludis Editora, Isa Magalhães. A convidada vai falar sobre o seminário “Educação Emocional e Social ‒ Como desenvolver as habilidades Socioemocionais e na Família”. O evento acontece no dia 28 de setembro, às 13h, no Iate Plaza Hotel. O seminário tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dos conhecimentos da área de habilidades sociais no enfrentamento dos problemas ligados à educação, qualidade de vida e outros aspectos da convivência humana. A ideia é também contribuir para a formação de profissionais da educação, indicando os melhores meios para a promoção de programas de ensino das habilidades sociais. Ainda no programa, Isa Magalhães vai dar detalhes sobre o lançamento do seu livro "Educação Transcomportamental – Gestão das Emoções para Comportamentos Inteligentes", da Ludis Editora. A obra trata de como desenvolver comportamentos eficazes a partir da educação das emoções. O programa Autores e Ideias é produzido e apresentado por Lílian Martins e vai ao ar todas as terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 05 Setembro 2018 12:09

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, recebe, nesta terça-feira (04/09), o autor Mário Fellipe, que vai destacar a obra “Cinemão - um lugar de encruzilhada”, publicada pela editora Novas Edições Acadêmicas. O livro é resultado da pesquisa de mestrado do autor no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e investiga as interações entre homens em um cine erótico localizado no Centro de Fortaleza. A obra pode ser adquirida em formato e-book no site da editora e também terá uma versão impressa até o fim deste ano. Segundo Mário Fellipe, embora a dissertação tenha sido aprovada com nota máxima, a pesquisa ainda é mal compreendida em razão do seu conteúdo polêmico e provocativo, que envolve questões de gênero, sexualidade e homossexualidade, ainda tabus nos dias atuais. “A pesquisa acadêmica não deve se ater a atavismos moralizantes, pois esse não é o objetivo da produção do pensamento científico sociológico. Esse papel caberia a outros dispositivos de controle, como a família, a igreja etc”, ressaltou. O Autores e Ideias destaca ainda as celebrações pelos 23 anos de fundação da editora gráfica da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O programa é produzido e apresentado por Lílian Martins e vai ao ar todas as terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 18

Portal do Servidor

Eleições 2018

Enquete

Muitas cidades brasileiras já têm ou estão implantando ciclovias ou ciclofaixas. Essa infraestrutura anima você a trocar o carro pela bicicleta?

Culturais - QR Code Friendly


 

  29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500