Fortaleza, Segunda-feira, 11 Novembro 2019

Segunda, 30 Outubro 2017 16:15

Frente discute combate ao Aedes aegypti antes do período de chuva

As ações para o enfrentamento das arboviroses no último trimestre de 2017 serão discutidas pela Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (31/10), às 14h30, no Salão Nobre da Presidência da Assembleia Legislativa.

Para o presidente da Frente, deputado Carlos Matos (PSDB), este é o momento de planejar o que pode ser feito antes do período crítico. "Estamos fora da quadra chuvosa; este é o momento de avaliar se as medias realizadas estão dando resultado e preparar para a época de chuvas, em que o nível de infestação do mosquito e de casos das doenças sobem de forma alarmante", pontua.

A reunião terá a presença do diretor artístico Adenildo Adriano Cavalcante, que irá apresentar uma animação em 3D para mostrar de forma lúdica, porém realista, os problemas causados pelo Aedes aegypti, bem como a prevenção e os sintomas das doenças. O objetivo é que a animação seja divulgada em escolas pelo Estado para ajudar na conscientização do combate ao mosquito. Durante o encontro, a Secretaria de Saúde do Estado irá apresentar dados atualizados das doenças.

Além dos deputados que compõem a Comissão, foram convidados para a reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde; do Comitê Gestor Estadual de Política de Enfrentamento de Dengue, Chikungunya e Zika da Vigilância Ambiental; do Conselho Estadual de Saúde do Ceará; da Universidade Federal do Ceará; da Unichistus; da Fiocruz; da Comissão de Saúde da OAB-CE; Secretaria de Saúde do Estado do Ceará; Aprece; Centro de Apoio da Cidadania do Ministério Público; Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias; Federação das Indústrias do Estado do Ceará; Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará; Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará; Serviço Social da Indústria;  Associação dos Municípios do Estado do Ceará; Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Fortaleza; Escola de Saúde Pública; Hospital São José e Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde.

A Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti foi instituída em março do ano passado, com o objetivo de colaborar e articular, em conjunto com a sociedade civil, medidas para a erradicação do mosquito (vetor de transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya).

Na última reunião, o grupo verificou a implantação de seis das nove propostas essenciais para combater o mosquito no Ceará, o que comprova a atuação eficaz da Frente Parlamentar.

A Frente é composta pelos deputados Carlos Matos (PSDB), presidente; Leonardo Pinheiro (PP); José Sarto (PDT); Fernanda Pessoa (PR); Agenor Neto (PMDB); Roberto Mesquita (PSD) e Evandro Leitão (PDT).

JM/CG

Lido 1249 vezes Última modificação em Terça, 31 Outubro 2017 15:59

Eventos Novembro

Senado Federal analisa mudanças na pena de condenadas grávidas ou mães com filhos até seis anos. Você concorda?

Frente discute combate ao Aedes aegypti antes do período de chuva - QR Code Friendly