Fortaleza, Domingo, 22 Abril 2018

Quarta, 13 Dezembro 2017 13:53

Procon Assembleia completa 16 anos de atividades

Procon Assembleia completa 16 anos de atividades foto: Maximo Moura
Distribuição do Código de Defesa do Consumidor, de material educativo e atendimento ao público movimentaram o Procon Assembleia, que comemora 16 anos de atividades nesta quarta-feira (13/12). O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da AL, deputado Fernando Hugo (PP), assinalou que o órgão tem progredido ao longo dos anos.

O parlamentar disse que o Procon Assembleia cresceu e chegou ao interior do Estado, por meio das câmaras municipais, prefeituras e universidades. Fernando Hugo citou ainda que a Universidade de Fortaleza (Unifor)  tem um ponto de apoio para estágio dos estudantes no Procon Assembleia.

O deputado elogiou o projeto Conscientização Jovem Consumidor, parceria da Comissão de Defesa do Consumidor e do Procon Assembleia. "Direcionar o consumo consciente aos adolescentes, para que busquem resolutividade é a certeza de que teremos mais jovens com responsabilidade financeira", afirmou.

Para a coordenadora do Procon Assembleia, advogada Telma Valéria Pimentel, o trabalho é positivo. "Em 2017 realizamos 16.118 atendimentos, dentre os quais,  audiências de conciliação,  cartas de informações preliminares, trabalhos do call center e de contabilidade". informou Em 2016, foram 9.998 atendimentos.

Segundo a advogada, 90% dos casos são resolvidos celeremente. "Atuamos de maneira rápida e eficaz. No primeiro momento, tentamos resolver o problema com o fornecedor por telefone. Caso ele se negue, fazemos uma notificação e o prestador de serviço tem o prazo de 10 dias para comparecer ao setor de conciliação, onde haverá um audiência para buscar consenso entre o consumidor e o fornecedor". explicou.

Telma Valéria ressaltou  ainda a importância do Procon Assembleia para o público cearense durante 16 anos de atividades. "Foi de suma importância para o Ceará, já que são atendidos também consumidores de cidades do Interior. Para 2018, o Procon Assembleia vai apresentar projeto sobre direitos e deveres dos consumidores na terceira idade.

De acordo com advogada, o idoso participa cada vez mais do mercado de consumo e existe um aumento expressivo no número de produtos e de serviços para esse público. "Cabe a nós do Procon, promover a orientação aos idosos, a fim de alertarmos sobre os cuidados necessários nas relações e consumo", comentou.

LV/AT

Lido 266 vezes Última modificação em Quarta, 13 Dezembro 2017 19:03

Comitê / Frente

Já enviou a declaração de Imposto de Renda deste ano?

Procon Assembleia completa 16 anos de atividades - QR Code Friendly

29ª Legislatura - Assembléia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos: