Fortaleza, Quarta-feira, 17 Outubro 2018

Quinta, 14 Junho 2018 20:39

Assembleia Legislativa celebra 70 anos de fundação do Estado de Israel

Assembleia Legislativa celebra 70 anos de fundação do Estado de Israel Foto: José Leomar
A Assembleia Legislativa do Ceará realizou sessão solene na noite desta quinta-feira (14/06), no Plenário 13 de Maio, em comemoração aos 70 anos de criação do Estado de Israel. A solenidade foi proposta pelo deputado Heitor Férrer (SD).

O parlamentar comentou sobre a trajetória do povo israelense e a criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948, após decisão da Organização das Nações Unidas (ONU). Heitor ressaltou ainda que coube ao então presidente da Assembleia Geral da ONU – o diplomata brasileiro Osvaldo Aranha – anunciar a aprovação da resolução 181, que formalizou a fundação do Estado de Israel.

“Apesar das perseguições a que tem sido submetido ao longo de sua existência, Israel tem se notabilizado como uma espécie de oásis do Oriente Médio. Uma nação próspera, com alto desenvolvimento tecnológico e que exercita plena democracia política e social, em meio a um cenário formado por nações com governos autoritários e/ou ditatoriais. É correto, pois, afirmar que, neste momento, Israel é exemplo de nação moderna. Nestes 70 anos de existência, só tem motivos para louvar e agradecer ao Senhor dos Exércitos o seu destino e povo escolhido”, destacou Heitor Férrer.

A presidente da Sociedade Israelita do Ceará, Ivelise Strozberg, reafirmou a importância da fundação do Estado de Israel e enalteceu a figura do jornalista Theodor Herzl, que há 120 anos convocou o primeiro Congresso Sionista para “transformar o nosso passado trágico em um futuro brilhante ao estabelecer o Estado Judeu”.

“Retornamos para a terra prometida, revivemos nossa língua, reunimos nossos exilados e construímos uma democracia moderna e próspera. É tempo de reflexão. Olhamos para trás, para o admirável milagre do renascimento de nossa nação, e olhamos para frente, com orgulho, para as contribuições notáveis que Israel fez e continuará a fazer para todas as nações”, salientou Ivelise, elencando diversas contribuições de Israel para as mais variadas áreas do conhecimento.

O evento homenageou a presidente da Sociedade Israelita do Ceará, Ivelise Strozberg; a vice-presidente da Sociedade Israelita do Ceará, Laura Schejtman; o membro da Chevra Kadisha, Saulo Tavares; a professora da Escola de Educação Judaica ATID, Simone Lafer; o presidente do Movimento Habonim Dror Brasil, Iván Schejtman; os dirigentes da Sociedade Israelita do Ceará, Alex Azulai, Ana Virgínia Tavares, Marcus Strozberg, Pablo Schejtman e Rita Maria Pitombeira; e o sócio honorário da Sociedade Israelita do Ceará, Philippe Manuard.

Também participou da solenidade o promotor de Justiça da 22ª Promotoria de Justiça Civil, Germano Guimarães Rodrigues, representando o Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE).

BD/LF

Lido 415 vezes Última modificação em Quinta, 14 Junho 2018 20:53

Eleições 2018

Como promover o resgate da cidadania de mais de 130 mil crianças brasileiras de até 10 anos que vivem sem registro de nascimento?

Assembleia Legislativa celebra 70 anos de fundação do Estado de Israel - QR Code Friendly

29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos: